Limpeza pós obra

Reformar ou construir uma casa, demanda muito comprometimento, compra de materiais, contratação de profissionais, entre muitas outras coisas. Mas não podemos esquecer que quando a obra termina, inicia uma nova etapa, isto é, a limpeza pós obra. Você está preparada para esse serviço?

Assim que o pedreiro acaba o seu serviço, ele pode ter feito ou deixado de fazer alguma coisa que ira te deixar estressada, e ainda fica as obras pequenas para depois, como os espelhos, o box, varal, luminárias, é uma lista muito grande e longa, além de cansativa não é?

Com o término dessa reforma ou construção, você decide se mudar para a casa, porém ainda falta a limpeza pós obra, e você não está com muito dinheiro à disposição e resolve dar andamento à limpeza por si só. Ao decidir isso, você convida os amigos e a família para que eles ajudem-na no serviço, e isso sempre é uma ótima ideia.

Limpeza Pós Obra

Bem, evite arrumar o cabelo, ou as unhas quando estiver nessa fase de limpeza pós obra, será uma perda de dinheiro e de tempo. Arrume-se depois do processo. Caso esteja com algum esmalte colorido é melhor tirar. Ele pode manchar superfícies. Escolha roupas que são confortáveis e que podem ser danificadas e manchadas. Deixe o cabelo preso e se puder cobrir será ótimo, pois evita o contato com a poeira, o que deixa o cabelo bem duro e seco. Para os produtos bem fortes, use as luvas e leve alguns pares.

Dicas de Limpeza Pós-Obra

Veja algumas dicas para limpeza pós obra se você decidiu fazê-la por conta própria:

  • Arrume pessoas para te ajudar na limpeza. Duas pessoas ou mais facilita, além de a limpeza pós obra finalizar mais depressa e também há mais segurança. Pode haver a necessidade de levantar móveis pesados ou subir nas escadas. Limpar tudo de uma só vez é mais eficaz do que limpar de pouco em pouco.
  • Veja os revestimentos e utilize produtos específicos, como por exemplo para limpar corretamente o porcelanato que foi assentado, será preciso um removedor para remover a cera protetora. Para eliminar tinta, deve-se utilizar o solvente específico, restos de rejunte será preciso uma mistura para uma limpeza mais pesada, entre outros. Na área externa, utilize ácido muiratico para limpar cimento que caiu no piso.
  • Se você não sabe qual produto ou solução usar para limpar algum local, utilize a mistura de detergente neutro incolor, vinagre e água quente. Se acrescentar a amônia, essa mistura se torna espetacular para limpar azulejos e vidros.
  • Lembre-se que alguns dos rejuntes não devem ser limpos em alguns dias ou semanas. Leia as informações dos produtos antes de iniciar a limpeza.
  • Na limpeza pós obra é o melhor momento para aplicar os produtos seladores, protetores e anti-derrapantes. Há misturas anti-derrapantes que você pode aplicar nos pisos que são escorregadios e bastante brilhantes e também seladores para os porcelanatos. Fale com o fabricante ou na loja onde você comprou o revestimento e se informe.
  • Os granitos podem ser limpos com os produtos que são neutros para limpeza. Os multi-uso mancham os granitos mais claros como Itaunas, Aqualux, etc. Utilize esponjas que não irão danificar e seque logo após.
  • As ferramentas utilizadas na limpeza pós obra são: espátulas, estilete bem afiado (serve para retirar a tinta seca dos vidros sem que arranhe e também retirar o silicone seco), a vassoura com a esponja (muito boa para lavar os azulejos).
  • Ferramentas básicas: panos, bacia, baldes, luvas, vassouras de cerdas macias, rodos, desinfetante, sabão neutro e líquido, limpa vidros, limpador de piso de limpeza pesada, álcool, removedor, detergente. Caso os móveis já estejam no local utilize o lustra moveis ou outro específico. Sabão em pó deve ser esquecido para os revestimentos e pisos.
  • Tenha toalhas, papel higiênico, copos descartáveis e garrafas de água, sabonete cheiroso, café, papel, cadeira, caneta e não esqueça o lanche, além de frutas. Sempre deve-se manter o bom humor.

Iniciando a limpeza pós obra

Cada residência e obra apresenta peculiaridades, com isso tenha o bom senso da limpeza, porque não há muitas regras:

  1. Inicie pelo fundo em direção à frente da casa
  2. Inicie de cima e desça até o chão
  3. Vá do local mais sujo para o local mais limpo ou da sujidade mais pesada para a sujidade mais leve
  4. Antes de varrer, retire tudo que pode ser retirado do local. Antes de molhar ou aspirar use a vassoura para varrer. Limpe/aspire as janelas antes de lavá-las, lave antes de dar brilho, ou secar ou polir
  5. A lavanderia e a cozinha devem ser deixadas por último já que são os cômodos que mais são utilizados. Faça um varal ou um lugar que os panos fiquem secando antes que a limpeza se inicie
  6. A sujeira de fora deve ser impedida de entrar. Utilize pano úmido, tapete, forre com papelão ou lave a entrada, entre outros. Evite que a sujeira entre.

Caso você já fez uma limpeza pós obra e queira contribuir com dicas e não esteja na lista, utilize os comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *