Como tirar mancha de ferrugem sem prejudicar o meio ambiente

Há diversas formas de resolver problemas sem comprometer o meio ambiente ou danificar os produtos, entre outros. Como tirar mancha de ferrugem de um carro, ou da panela ou de uma peça de uma mobília são exemplos de problemas que podemos resolver sem utilizar produtos químicos, com isso, resolvendo de forma amigável com o meio ambiente. Veja neste artigo seis dicas de como tirar mancha de ferrugem de forma ecológica:

  • Bicarbonato de sódio: uma boa forma de tirar mancha de ferrugem é utilizando esse componente, o bicarbonato de sódio promove uma interação com as moléculas da ferrugem, proporcionando o dissolvimento desta de forma mais rápido e fácil. Para aplicar esse composto, o bicarbonato de sódio, misture-o à água, obtendo, assim, uma pasta consistente. Espalhe a mistura na área da mancha, deixe alguns minutos para que a misture interaja com a mancha e retire com um pano úmido ou com água.
  • Bebidas gaseificadas: para remoção da ferrugem as bebidas gaseificadas, como a Coca-Cola, são uma ótima opção. Em sua composição há ácidos cítricos que ajudam na eliminação e prevenção das manchas de ferrugem. Pegue um pano e molhe-o com um pouco de Coca-Cola ou outra bebida e esfregue sobre a ferrugem para retirar totalmente. Caso fique pegajoso, lave o objeto ou o local com sabão e água.
  • Vinagre branco: o vinagre branco é outro produto ecológico que tem eficácia contra o bolor e também na remoção das manchas de ferrugem. Molhe um pano com o vinagre e passe na mancha de ferrugem. Use uma lixa e inicie a remoção na mancha. Quanto maior for a presença da ferrugem, mais vinagre deve ser utilizado. Caso você não tenha lixa ou não tem como ir comprar, misture o sal no vinagre que você terá o mesmo efeito da lixa. Jogue água na ferrugem, no final. Nos pequenos objetos, coloque-os em um recipiente com vinagre, de um dia pro outro, para que os resquícios de ferrugem desapareçam. Depois lave e seque os objetos.
  • Limão: o limão além de natural possui aquele aroma que o torna distinto e pode ser utilizados em muitos tipos de lavagens, e também para a remoção da tão desprezada ferrugem. Por ter ácido cítrico na fruta, torna o limão muito potente para a remoção das manchas. Para remover basta cortar o limão no meio e esfregar uma parte na área que você queira eliminar a ferrugem. Nos casos mais complexos, passe sal e limão no objeto ou na área que apresenta a ferrugem e deixe de um dia para o outro. Após lave e seque da forma que for necessária.
  • Lima: caso os limões não forem possíveis, utilize as limas para ter o mesmo resultado contra as ferrugens. Você  apenas precisará espremer o sumo no local. Pode jogar sal juntamente com o sumo da lima para gerar o efeito de uma lixa. Nos casos mais complexos, você também pode utilizar as limas. Jogue sal no local ou no objeto com ferrugem juntamente com o sumo da lima e deixe de um dia para o outro. Após lave e seque da forma que for necessária.
  • Batata: parece estranho, mas a batata também é eficaz para eliminar e prevenir a ferrugem. Corte a batata no meio e esfregue na área enferrujada. Em casos mais complexos, coloque a batata no sal grosso, para que ela se torne uma lixa natural, e após esfregue o local desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *