Como organizar a Sala

A sala é um dos principais ambientes de uma casa. As visitas são recebidas ali, a televisão principal fica centrada ali e a maioria de enfeites também. Não sei na casa de vocês, mas a minha mãe derramou na sala inteira enfeites, quadros, namoradeiras, entre outras decorações. Manter a organização da sala é essencial, pois ela define o humor da residência. Por isso, como organizar a sala? Veja algumas dicas!

Música

Ao organizar a sala, coloque música.  Desligue a TV para que você não perca a concentração. Além do trabalho render mais, a música ajuda a relaxar tornando o trabalho mais agradável.

Lugares específicos

Dê um limpa no ambiente, veja o que encaixa e jogue o restante fora como revistas, jornais velhos, catálogos. Distribua CDs, DVDs, os livros no lugares corretos e sempre arrume os objetos na prateleira. Para você que tem muitos enfeites como eu, tente distribuir de uma forma para que ocupe os espaços sem tampar os móveis totalmente.

Aspirador de pó

Utilize o aspirador ou a vassoura para remover o pó e as teias de aranha que formam nos cantos, nas luminárias. Aspire antes de lavar a casa.

Deixe a bagunça “invisível”

Os cestos de vime são ótimos para guardar a bagunça, além de lindos as cores são variadas e não some no ambiente, já os de metais desaparecem. Guarde as coisas pequenas como canetas e os baralhos para jogos de cartas.

Controle remoto

O controle remoto é disputadíssimo. Todo mundo assiste televisão, então é utilizado o tempo todo. Tenha um local padrão para os controles. Sempre quando alguém for utilizar vai saber onde está. Há porta-retratos, mas muitas pessoas apenas colocam perto da televisão.

organizar sala de estar

Cds e DVDs

Inúmeras pessoas gostam dos CDs e DVDs, apesar de hoje a utilização dos pen-drivers e dos hds externos terem crescido exorbitantemente, há pessoas que colecionam e gostam dos respectivos CDs e DVDs. Por isso, compre caixas que servem para guardá-los. Organize-os por categorias e também em ordem alfabética, fica muito fácil a procura depois. Os CDs, DVDs e livros devem ser arrumados verticalmente. Utilize suporte.

Porta retratos

Nos quartos e locais reservados, utilize quantos quiser. Mas em um ambiente mais social use pouco e combine com a sala.

Os tapetes

Os tapetes são muito utilizados na sala. Só preste atenção  nos que escorregam, são armas para machucar, principalmente idosos e crianças. Utilize os adesivos para não escorregar.

Capas para sofá e poltrona

Lave as capas uma vez em cada 6 ou 8 semanas caso você tenha animais ou 1 vez em cada estação. Lavá-las evitam o encolhimento. Para lavar corretamente mesmo que elas possam ir em máquinas, leve-as em uma lavanderia. Caso você mesma queira lavá-las, máquinas pequenas não iram produzir um resultado positivo. Para evitar o encolhimento, retire as capas quando estiverem ainda úmidas e as coloque nos móveis assim deixando-a secar acopladas nos mesmos. Faça a limpeza das capas juntas, pois pode ocorrer o desbotamento e a cor ficar diferente.

Móveis de madeira

Elegantes, os móveis de madeira são bastante requisitados para compor as residências. Alguns preferem a madeira mais escura outros as mais claras, apesar da sujeira ficar mais evidente nesta. Lustre-os 1 vez por semana. Com um espanador espalhe a poeira e use pano de microfibra umedecido ou as fraldas de pano para limpar na direção dos veios presentes na madeira. Os panos ou fralda úmida faz com que a poeira pregue nos mesmos e impede que a sujeira risque os móveis de madeira.

Cortinas

Sempre abra as cortinas ao sair para trabalhar para que luz do sol entre na sala. Escolha as de renda, claras ou voil, utilize por baixo um tecido opaco e escuro de tergal ou de sarja. Esse tecido irá bloquear os reflexos na TV.

Rack

Escolha os lisos com portas de vidro e revestido com fórmica. Eles juntam menos pó, facilitando no momento da limpeza.

Mesas

Nada de escolher mesas redondas ou ovais. Elas ocupam muito espaço e atrapalha na passagem. Escolha móveis quadrados e regulares. Caso queira espaço nas salas, mantenha uma das laterais encostada na parede e utilize as outras que ficaram livres.

Televisão

Muitas pessoas querem comprar televisões gigantes. Antes de comprá-las, analise o espaço da sua sala de estar. Televisões grandes demais diminuem o tamanho da sala e dão a impressão de que o espaço ficou pequeno demais. Veja qual tamanho é necessário para o local, com isso você pode economizar também ao comprar a TV.