Como matar, eliminar e acabar com as pulgas

Quem tem animal de estimação em casa já deve ter passado por esse sufoco, que são as pulgas e os carrapatos. Esses insetos sugam o sangue dos nossos pets e de outros animais, tais como: gatos, cães, ratos, galinhas e dos seres humanos também. Eles vivem na pele e se nutrem das mordidas. Essas mordidas podem ser dolorosas e coçarem muito. Muitas pessoas são alérgicas à saliva da pulga que acaba causando pruridos na pele.

Como se livrar de pulgas?

Os gatos e os cães são bastante procurados por esses insetos. Esse parasita pode ser encontrado nos tapetes, ou nas caminhas que os seus pets utilizam, pois confundem o pano do tapete com a pele do animal. Eles não sobrevivem nos tapetes por muito tempo, já que precisam encontrar novos hospedeiros. É importante impedir a proliferação desses insetos tanto no local onde o seu pet dorme e também na sua casa. Veja como se livrar de pulgas no tapete e em outros locais também:

  • Descubra onde eles se escondem: as pulgas são muito pequenas e difíceis de se ver. Eles gostam de locais escuros e úmidos, como debaixo dos móveis ou por trás da porta. Veja os dois lados do tapete e se elas estão aderidas no tecido. Não se esqueça de olhar também grandes móveis, como sofá e até mesmo os colchões, principalmente se os seus pets os utilizam para descanso.
  • Aspirador de pó: uma boa maneira de se livrar das pulgas é utilizando o aspirador de pó para sugá-las.
  • Lave os tapetes: procure lavar os tapetes em água quente com sabão.
  • Ácido bórico: esse ácido é um forte inseticida. Se você quer evitar produtos químicos muito fortes, utilize o ácido bórico. Não utilize em grandes quantidades nos tecidos coloridos, pois pode provocar descoloração. Use uma solução de ácido bórico e água. Essa solução irá matar tanto as pulgas adultas como as filhotes.
  • Acione os profissionais no controle de pragas: caso você tenha muitos pets e ocorra uma manifestação desses insetos, chame os profissionais dessa área para fazer o controle dessas pragas. Eles não se livram só das pulgas e sim de muitos tipos de insetos. Eles apresentam equipamentos e conhecimento apropriado para se livrarem desses insetos corretamente sem prejudicar a saúde dos seus pets e a sua também.
  • Use o pulverizador de insetos: pulverize em toda a sua mobília, tapetes. Faça isso depois de retirar os pequenos animais de estimação, como pássaros e também os maiores, como cães e gatos, pois podem lamber o inseticida e morrer ou ficarem doentes. Se você decidir utilizar produtos mais fortes, leia o rótulo, fale com o vendedor ou algum profissional para orientar na retirada dos animais e também na aplicação. Atenção: só utilize produtos mais fortes se você tiver certeza de como utilizá-los, eles podem ser prejudiciais à saude.
  • Verifique os locais para ver se você encontra pulgas ou carrapatos, principalmente se você tiver muitos animais de estimação.
  • Dê banho em seus animais de estimação: dê banho com shampoo anti-pulgas e carrapato, ou peça ao seu veterinário algum remédio para evitar a proliferação, como frontline para os adultos e o pózinho para os filhotes.
  • Muitas pessoas utilizam sal para matar os ovos das pulgas. Polvilhe o sal nas áreas que você viu a infestação das pulgas e espere 24 horas antes de fazer a limpeza. Você pode associar o ácido bórico e o sal para ver se os parasitas estão morrendo.
Ciclo de vida das Pulgas
Ciclo de vida das Pulgas

Quando tive problemas em casa com a minha cadela em relação às pulgas e carrapatos, entrei em contato com o meu veterinário e ele me passou a Barragem para acabar com a infestação desses insetos. Promovi uma limpeza geral, isto é, em toda a casa. Retirei os tapetes que a minha cadela utiliza para dormir e os lavei. Esse remédio não pode ser utilizado com a presença do animal, pois pode prejudicar a saúde do animal. A indicação é de uma tampinha do remédio para 5 litros de água. Depois da mistura utilize o pano de chão e passe em toda a casa. Dê banho no seu companheiro também para que a infestação não continue. Também compramos o frontline spray para utilizar na cadela e evitar que traga insetos da rua por fazer contato com grama. Procure saber se você tem alguma alergia à Barragem, pode causar irritação.

Lembre-se: há muitas receitas caseiras para a eliminação de carrapatos e pulgas, entre outros insetos. Porém aconselho você a falar com algum profissional que faz o controle de pragas, ou com o seu próprio veterinário que pode aconselhar um procedimento de acabar com a infestação de forma correta desses insetos, sem prejudicar o seu animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *