Como Limpar o Cache

Ao acessar a internet, em um primeiro momento, a pessoa que já tem uma certa vivência com computadores costuma ter um navegador favorito. Uns acham o chrome mais prático e fácil, outros gostam do mozilla, outros do internet explorer, outros do opera. Bem, ao definir o navegador preferido, quanto mais se abre novas abas, o navegador começa a ser tornar mais pesado e as pessoas não sabem o porquê. Mas esse “pesado” se dá pelo fato do navegador armazenar muitos detalhes e conteúdos das páginas que vão sendo abertas. Esse armazenamento é conhecido como “cache”.

Esses navegadores se dispõem de várias opções, como a memorização de senhas. Essa opção pra quem não acessa sites de bancos ou e-mails de empresas não provoca muito alarde. Mais ao contrário, isto é, para os que usam sites de bancos e/ou emails de empresas deve-se ter uma preocupação existente. Outra função é a memorização de informações inseridas naqueles cadastro que diversos sites requerem. O navegador grava certas informações, para que um cadastro criado no futuro seja mais rápido e mais prático. Mas essa função pode comprometer o seu computador por usuários com más intenções.

Entretanto para que você não fique preocupado a todo momento com essas funções, os navegadores dispõe de uma forma para limpar esse cache e outros dados gravador no navegador, durante o seu acesso a vários sites. Veja como limpar o cache:

Limpar o cache é feito de forma rápida e fácil. Em todos os navegadores, vá na opção Ferramentas e encontre um desses nomes nas opções: excluir histórico de navegação (internet explorer), limpar dados pessoais (mozilla), excluir dados privados (opera), limpar dados de navegação (google chrome). Após isso, irá surgir uma aba que dispõe de várias opções que você pode excluir, como histórico, cookies, senhas, entre outros. Assinale o que você deseja limpar ou excluir, ou se deseja “excluir tudo” também terá essa opção ou apenas marque todas as opções disponíveis e clique em Excluir.

Um processo rápido e prático que irá evitar você perder a cabeça e se preocupando com navegador lento ou quantidade variada de informações que podem ser facilmente descobertas pelos maus usurários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *