Como limpar o ar condicionado

Com a época do calor se aproximando, o ar condicionado em casa passa a ser um item de sobrevivência em cidades quentes com temperaturas que chegam a ter sensação térmica de 50ºC. Mas com o decorrer de outras estações do ano, muitas pessoas não fazem a correta manutenção do aparelho, como limpar o filtro de ar pelo menos cada dois meses, e para as casas que usam o ar condicionado quase todos os dias, o tempo de limpeza deve ser a cada quinze dias. Impressionante não? Conheço pessoas que ficam meses.

Um filtro sujo é resultado de proliferação de fungos e bactérias nas paredes dos tubos do aparelho de ar condicionado, espalhando doenças pelo ar e até agravar problemas de saúde pré-existentes respiratórias, como: bronquite, rinite, entre várias outras alergias, além de conjuntivites.

Essas doenças não são transmitidas pela baixa temperatura que o ar condicionado disponibiliza, mas pelo ar do ambiente estar desidratado, ressecando as mucosas por onde entra o ar, debilitando o organismo e deixando as pessoas que estão em contato direto com o ar, propícias às infecções.

Limpar ar condicionado não é complicado. Para limpar o filtro, basta retirá-lo e lavá-lo co água corrente. Após, deixe secar bem, para só então retornar ao aparelho. Depois de lavá-lo algumas vezes, troque o filtro antigo por um novo. As partes internas do ar condicionado é melhor procurar um técnico competente para limpar ar condicionado direito, sempre uma vez por ano. Você pode encontrar uma assistência técnica mais próxima de você nos sites das respectivas marcas de ar condicionado. Já é de se observar como limpar o ar condicionado é necessário, e necessita de ajuda especializada para limpá-lo internamente. Com isso, não se ignore chamar uma assistência.

Caso você tenha um climatizados, os cuidados que se deve tomar é mais simples. Você precisa limpar o reservatório de água uma vez ao mês. Retire a tampa do dreno localizado dentro do reservatório. A água sairá para a parte inferior onde ficam as rodinhas. Faça isso em uma área de serviço, ou próximo aos ralos para a água ser escoada sem provocar sujeira. A limpeza do reservatório pode ser feita com água e sabão neutro. As colméias devem ser limpas com água corrente de três em três meses, podendo ser trocadas por novas em quatro anos de uso, mais ou menos.

Com esses pequenos cuidados, a vida útil do aparelho de ar condicionado e climatizador saltam. Além de preservar a saúde do ar que você respira.