Como Limpar HD (Hard Drive Disk)

Nessa era dos computadores e derivados, as pessoas se preocupam com o quanto o HD do seu computador consegue guardar em relação aos arquivos, sem ter que se livrar de coisas interessantes e importante para você, é claro. Há no mercado três programas grátis que você de utilizar antes de precisar parar o que você está fazendo e continuar a trabalhar no seu pc. Como limpar HD?

O primeiro é do próprio sistema operacional, o Windows. Você não terá a necessidade de fazer download, não há a necessidade de instalar nada e é de graça. É o Utilitário Limpeza de Disco. Inicie o programa seguindo: Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Limpeza de Disco.

Ele não irá proporcionar um espaço ótimo, mas revê pastas e/ou arquivos que você não sabe nem que existe como arquivos de despejo de memória de erros, arquivos temporários (entre eles os do Internet Explores), arquivos de dump de debug, lixeira, entre outros. Mas tomam muito, mais muito espaço e você pode descartá-las sempre. Escolha os arquivos que você deseja, o programa irá dispor o tamanho utilizado no disco pelos arquivos. Deve-se limpar o disco e a partição separadamente.

Já uma limpeza complexa irá dar um pouco de trabalho. Há duas formas bastante produtivas na organização de espaço livre no HD: remoção de arquivos em duplicata e a localização das pastas que ocupam mais espaço, se alerte onde mais produtivo é deletar coisas inúteis ou velhas.

Para remover arquivos duplicados, o recomendado é utilizar o Duplicate Cleaner da DigitalVolcano. A facilidade ao usar é visível, muito poderoso e grátis. Pode-se encontrar várias formas de determinar se o HD irá ser analisado, os arquivos corretos a procurar e o que deverá ser considerado como duplicata (arquivos com o mesmo nome, conteúdo, tamanho e/ou data de criação). Caso esteja procurando por música, pode buscar por nome do artista, álbum ou título de faixa. Pode-se esquecer arquivos com um certo tamanho abaixo, para procurar arquivos grandes que farão ter muito espaço quando apagados.

Após terminar a varredura, o programa indica arquivos duplicados de mesmas cores, possibilitando para o usuário os encontrar facilmente. Pode-se iniciar um arquivo, procurar a pasta no HD onde ela pode está ou separar conjuntos de arquivos priorizando o critério. Após fazer a seleção dos arquivos que você não quer, pode apagar ou mover ou renomear.

Os arquivos duplicados não são o único problema. Após deletar os arquivos em duplicatas com o Duplicate Cleaner, você pode ainda ter que olhar pastas do HD, buscando outros arquivos muito grandes e que possam ser movidos ou descartados para o HD externo. Para economizar este tempo, é recomendado o TreeSize Free, também de graça, produzido pela Jam Soft. Ele analisa o HD além de mostrar uma lista muito simples de arquivos e pastas, sendo os maiores primeiro.

Assim, você pode encontrar facilmente os grandes culpados pela falta de espaço e ver qual descartar ou mover para outro lugar, como o HD externo. Os maiores culpados, nesse caso, são as pastas de vídeos, fotos e músicas. Facilmente se acumula dezenas de Gigas sem perceber. Olhe sua pasta de download. Lá você pode encontrar uma quantidade de arquivos baixados que não será  mais necessário e que ocupam muito os espaços preciosos de GB de espaço de disco. Rode esses dois utilitários, por mês pelo menos uma vez, você nunca terá um HD ocupado em sua totalidade, sem nenhum espaço que se possa gravar coisas importantes.