Como limpar carpete de madeira

Os pisos e os carpetes de madeiras são muito utilizados como pisos nas casas e apartamentos ao redor do mundo. São lindos e precisam de um cuidado com a limpeza e a conservação também. Por isso, muitas pessoas evitam comprar por não saber limpar. Mas não há muitas dificuldades, é só saber corretamente o que deve ser feito. Neste artigo você terá dicas de como limpar carpete de madeira. Veja a seguir.

Conhecendo o carpete de madeira

O que é?

Para promover uma limpeza e conservação correta, é necessário saber um pouco sobre o carpete de madeira. Ele é um produto natural, por isso é afetado pela umidade e encolhe ou expande com o tempo e possivelmente pela estação também. No momento de instalar o carpete é necessário deixar um espaço pequeno entre o piso e a parede, já que ele pode expandir e preencher o espaço sem espanar. Mesmo estando em locais fechados, eles podem sofrer alteração na color, já que a umidade proporciona essa mudança. Secar a madeira antes de instalar é uma ótima forma de fazê-la durar mais. As madeiras passam por uma secagem nas indústrias com aquecimento e ventilação forçada, além do controle da umidade. Em casa você também pode promover alguns cuidados para conservar o carpete de madeira evitando a incidência direta do sol e o contato do piso com a água que vem da chuva.

carpete de madeira

Carpete de Madeira x Piso de Madeira

A diferença básica entre o carpete de madeira e o piso é simples: o primeiro é formado por um conjunto de materiais como MDF e o OSD, por cima é colocado uma lâmina de madeira, é compensado, e não aguenta manchas, riscos, impactos ou queimas. Já o segundo ele é formado apenas de madeira, madeira maciça, além de bem mais resistente pode também ser lixado. Esses pisos de madeira também são encontrados em tábuas ou tacos, eles podem ser envernizados e são bastante resistentes.

Momento da limpeza

Para promover a limpeza é preciso apenas pano limpo e torcido com água e detergente incolor. Pode-se usar os produtos à base de amoníaco, sendo 3 colheres para o litro d’água. É preciso evitar a água em excesso e nem deixe pingar, mancha. Também procure não utilizar os produtos que contém silicone.

Diversas pessoas gostam de encerar os pisos e carpete de madeira, procure saber se realmente é necessário, grande maioria não precisa de encerar. A cera se não for corretamente usada, promove a formação de uma linha de gordura na superfície do piso, e para limpar é muito difícil.

Limpar com pano úmido e o detergente é aconselhado a ser feito 1 vez por semana, nos outros dias utilize o aspirador de pó, tomando cuidado para não tocar o revestimento, já que pode causar arranhaduras se o cabo de sucção não tiver cerdas para proteção.

carpete de madeira limpeza

Não utilize produtos abrasivos, palhas de aço, água sanitária  no carpete de madeira e nos pisos arranham e podem danificar a madeira. Pode ser utilizado querosene, por exemplo, para a remoção de tinta, graxa e verniz, mas também podem danificar. Utilize o álcool para remover as manchas de mercúrio, tinta de caneta e da cola. Refrigerante, sucos, batom, vinhos e café podem ser removidos com a solução de água e detergente incolor. Para o esmalte pode ser utilizado a acetona para remoção. Qualquer líquido ou comida que cair sobre o piso deve ser rapidamente limpo, utilizando água e detergente para a limpeza.

Após todas as dicas não se preocupe na escolha da cerda de madeira ou do piso de madeira para sua casa. Caso tenha outra forma de limpá-los, nos conte nos comentários.