Como limpar arquivos temporários

Os aplicativos utilizados criam arquivos temporários no HD para reter informações de ambiente operacional e certas configurações de usuário, entre outros. Com o passar do tempo, o volume de dados aumenta e passa a comprometer o espaço livre em disco e precariza o desempenho do sistema. Sistema operacional do Windows disponibiliza uma assistente para limpar arquivos temporários, você pode comandar o procedimento e reduzir o intervalo de tempo de remoção deste tipo de informação imprestável do HD, pode usar o bloco de notas e mais dois tipos de comandos bem simples. Saiba agora como limpar arquivos temporários:

1) Inicie o bloco de notas (Notepad) e digite as duas linhas:

cd C:\Users\%username%\AppData\Local
rmdir /S /Q Temp

Obs: você só poderá excluir os arquivos temporários que está usando, só depois de fechar todos os programas que você não está usando no momento, se não fechar você irá receber mensagem de  não ser possível excluir os arquivos.

2) Pode trocar variável de ambiente %username% para nome de usuário do seu sistema. Salve o arquivo como limpartemporarios.bat (deve ficar como.bat e não como arquivo texto .txt).

3) Para excluir os temporários do sistema, dê dois cliques no arquivo no Windows Explorer.

4) Para comandar a limpeza, copie o arquivo de lote que foi criado para a pasta “\Windows\Menu Iniciar\Programas\Inicializar”. Esse passo irá estar ativando o arquivo de limpeza e deixando em modo automático quando o Windows carregar, isto é, ele irá eliminar arquivos temporários sempre.

A dica tem a finalidade de oferecer uma dispor de uma opção de automatizar a exclusão dos arquivos temporários do HD. Existem programas grátis, que deverão ser feitos os downloads dos mesmos, que se rodados sempre que possível, possibilita uma limpeza bem mais profunda no HD. Veja três deles:

– CCleaner;
-Advanced SystemCare Free;
– EasyCleaner.