Como limpar alumínio

O alumínio é um tipo de metal flexível e leve que promove brilho prateado único, além de resistir à corrosão. É preciso que se tome cuidados para que haja um preservação correta desse metal. Para manter o brilho do alumínio é preciso promover limpeza regular, pois com o caminhar do tempo e os a falta dos cuidados na manutenção, o brilho pode se perder, tornando fácil a oxidação do metal e a presença de ferrugem e manchas.

O alumínio está presente em esquadrarias, janelas, latas, panelas, rodas, pias, bicicletas, persianas, entre diversos outros produtos. Limpar essas peças e os objetos feitos de alumínio é rápido e bem fácil. Você pode manter a peça de alumínio polida e limpa com cuidados básicos. Por isso, neste artigos iremos ensinar como limpar alumínio.

Dicas para limpar alumínio

Como proceder a limpeza?

Para limpar esse metal é preciso de um pano macio que não solte felpo úmido com água e um detergente neutro comum. Para não retirar a película que protege o metal conhecida como anodização, e garantir uma maior resistência e durabilidade aos efeitos da corrosão, não se deve usar produtos abrasivos de limpeza. Eles podem manchar e danificar o alumínio, o correto é limpar o metal de 15 em 15 dias, já que esse metal é muito resistente e, por isso, necessita de cuidados regulares.

– Em relação à poeira, use um pano ou o espanador que evita arranhões e riscos;

– Limpe toda a superfície da peça retirando a sujeira do metal;

– Utilize uma esponja macia ou um pano macio que não solte felpo úmido para limpar a superfície. Não esqueça do detergente neutro ou os sabões em barra suaves. Para locais que são de difícil acesso, use escova de plástico de cerdas macias.

– Após secar as peças, lustre-as com um pano macio e seco que não solte felpo.

limpando aluminio

Nos casos de panela ou outros produtos feitos de alumínio, acaba-se exigindo uma atenção especial e alguns cuidados para a higienização. Nas panelas e peças que contém sujidade densa, impregnada, que aderiu ao metal pode-se utilizar um limpa alumínio específico ou solvente neutro. Caso a limpeza habitual não resolva, há uma mistura que ajuda a limpar as panelas e outros produtos fabricados com esse metal. Essa pasta devolve o brilho e limpa a peça ou utensílio.

Mistura

  • 300 g de Açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de limão ou vinagre branco;
  • 1 copo de água;
  • 300 g de sabão em pedra.

Derreta o sabão em pedra na água com o limão ou vinagre e a açúcar. Espere tudo ser dissolvido e formar um tipo de pasta com consistência. Use a mistura para limpar as panelas ou os outros utensílios, após é só lavar com detergente e água. Deixe descansar no escorredor para que a peça seque ou utilize um pano macio e que não solte felpo para secar.

O artigo ajudou? Nos conte nos comentários.