Como limpar água de poços artesianos

Os poços artesianos ainda são comumente utilizados. Os minerais que são acumulados com o passar do tempo promove o surgimento da “água dura”, conhecida por ressecar a pele e desgastar os equipamentos que compõem os poços. Em 1841 no rio Tamisa, a cal fora utilizada para tratar a “água dura” desse rio. Adicionar a cal promove uma determinada reação química removendo a dureza carbonata e ajudando concomitantemente na redução das bactérias presentes na água. Em alguns estados dos EUA ainda é utilizada a cal para evitar a “água dura”. A cal também é adicionada à água pelos municípios nas irrigações, já que reduz o magnésio e o cálcio presentes na água utilizada para abastecimento. Como limpar água de poços artesianos? Não é fácil nem trabalhoso demais promover a limpeza de poços de água, o nível de dificuldade é médio, porém possível.

Utensílios necessários na limpeza dos poços artesianos

  • Cal- hidróxido de cálcio;
  • 2 baldes grandes de 1 litro mais ou menos;
  • Água destilada;
  • Haste de metal ou de madeira que alcance a água no poço.

Como promover a limpeza?

1- Faça uma limpeza nos baldes antes de utilizá-los, para que retire sedimentos e bactérias dentro do balde;

2- Após, lave o balde com cuidado para que nenhum tipo de líquido fique dentro dele;

3- Adicione água destilada fria até a metade do balde. Usaremos a água destilada, pois a água de torneira apresenta aditivos em sua composição;

4- Acrescente o Cal com água no outro balde acompanhando as instruções da mistura na própria embalagem do Cal. É necessário atentar a esse fato, pois cada marca pode apresentar uma instrução diferente, e as misturas devem ser feitas de acordo com a indicação. Há uma mistura padrão que é: 1 colher (sopa) por cada litro de água destilada. Agite o frasco antes por 1 a 2 minutos. Repouse a mistura por 24 horas para que os sedimentos que ficarem no fundo sejam retirados;

agua de poços artesianos com limpar

5-  A outra quarta parte do balde deve ser preenchida com a mistura da água com a cal;

6- Vá misturando até que a água e a cal estejam completamente misturadas;

7- Jogue a mistura no poço;

8-  Com a haste de metal ou madeira, mexa até que ocorra a mistura no poço.

Cuidados e dicas

– Durante 3 dias continue adicionando 1 balde com a mistura, para que os resultados sejam satisfatórios. Caso o problema persista, vá a um sistema de tratamento de água que usará o pó de bicarbonato de cálcio no poço.

– Preste atenção! Quando a mistura estiver sendo misturada no poço, não deixe a haste tocar o fundo. Se ela tocar a água pode entrar em contato com os sedimentos. Caso isso ocorra, espere de 24 a 28 horas até que os sedimentos decantem, para, assim, reiniciar o procedimento novamente.

– Com um kit, teste o pH da água antes de beber, para que você tenha certeza de que está segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *