Como lavar roupa

Neste artigo iremos ensinar como lavar a roupa corretamente. Veja abaixo um passo a passo. Serão abordados várias formas, já que hoje, tem máquinas de lavar, e também o “querido” tanquinho no mercado.

Quando você for lavar separe as roupas por cor, por exemplo, roupas brancas com brancas, roupas de clores claras com clores claras, e as peças escuras com peças escuras. Se resume em organização. As peças de cores escuras devem ser separadas novamente, isto é, as peças que podem desbotar e as que não podem desbotar. Veja quais estão mais sujas as menos sujas e lave-as conforme a quantidade da sujeira. As roupas que devem ser lavadas à mão precisam ser separadas.

Agora se prepare para lavar. Antes de começar, se atente para tratar as manchas e a sujeira das peças, use um removedor de manchas para antes de lavagem, juntamente com o detergente em forma líquida, ou pasta de sabão em pó, detergente, sabão em barra. Após isso, deixe-as de molho.

Procure conhecer os tecidos para adequar corretamente a temperatura da água e quais produtos para limpeza usar. Deixe os zíperes fechados, e abotoe os botões  que estiverem abertos, os ganchos devem ser enganchados. Deixe os bolsos para fora para que a sujeira saia. Fivelas, broches ou qualquer decorações devem ser retirados, pois podem danificar ou abrir buracos nas peças. Para saber os tipos de tecidos corretos de suas roupas, você deve se direcionar às etiquetas. Elas esclarecem e sanam todas as dúvidas. Veja uma lista para que você não se esqueça o que elas significam.

como lavar roupa

Os produtos pré-lavagem são os melhores para retirarem sujeiras e manchas. Eles são vendidos em spray ou aerosol. Ele retira muito bem as manchas advindas da gordura. As manchas devem ser tratadas quando acontecerem, ou seja, na mesma hora que surgirem. Coloque produto na área manchada, e comece a esfregar para que o produto passa se infiltrar. Esses produtos podem estragar o lado externo da secadora e/ou da lavadora, use com cuidado. As roupas de molho, claras ou escuras, não podem ficar tempo demais de molho, podem debotar. Após deixar as roupas de molho, você deve lavá-las normalmente.

Ao decidir usar produtos para larvar roupas, os rótulos devem ser lidos para utilizá-los de forma correta. Use as medicas fornecidas pelo manual de uso estampada na embalagem. O detergente é melhor utilizado na água dura (maior quantidade de magnésio e cálcio), além de ser perfeito para essa limpeza. Os detergentes possuem um umedecedor que provoca o soltura da sujeira e possuem, também, agentes que tornam os minerais presentes na água dura mais inativos, não produzindo espuma. Já o sabão é melhor utilizado em água mole (menor quantidade de magnésio e cálcio) e não prejudica o meio ambiente. Ele não é tão eficiente na água dura como o detergente, pois pela presenta de minerais ele reage com os mesmos, e forma muita espuma de cor cinza nas peças.

Os alvejantes juntamente com o sabão ou detergente removem sujeiras e manchas, deixando as peças brancas mais brancas e tornando as cores mais intensas. Ele pode ser um desinfetante bem suave. Os alvejantes são à base de oxigênio e cloro. O mais eficaz e o menos caro é o alvejante em forma líquida composto por cloro. Eles podem ser usados em vários os tipos de tecidos, senão todos. Nos tecidos laváveis, tecidos coloridos, tecidos com elastano e com acabamento resinado, é melhor utilizar alvejantes composto de oxigênio. O alvejante deve ser utilizado no clico “lavar”, no clico de “enxágue” deve ser retirado totalmente. Utilize esse produto com água mais quente possível, melhorando a ação proposta pelo produto. A peça toda deve ser alvejada. Esse produto deve ser misturado à água, não deve ser despejado nos tecidos diretamente. Procure testar a durabilidade das cores existentes no tecido.

Para maciez e suavidade nas peças, os amaciantes são as melhores opções. Eles diminuem a eletricidade estática ajudando a reduzir as bolinhas que são formadas na roupa. Eles são vendidos na forma líquida ou em lenços. Os em forma líquida devem ser adicionados no “lavar” ou “enxaguar” e os lenços nas máquinas secadoras.

Algumas roupas devem ser lavadas à mão. Essas peças não podem ser lavadas de outra forma, então se você não estiver com tempo, deixe para outro momento. A separação deve ocorrer da mesma forma explica a cima. Faça o tratamento da sujeira e das manchas como também explicado anteriormente.

O detergente de forma suave deve ser utilizado nas roupas mais delicadas. Deve ser dissolvido em água mais morna ou mesmo na fria antes das roupas serem adicionadas. Deixar de molho entre três e cinco minutos. Esfregue, mas não torça, aperte ou esfregue de forma excessiva. As peças devem ser enxaguadas em água fria. As peças íntimas, os vestidos e os cachecóis precisam ser pendurados para secar. Use toalhas para diminuir a água nas meias, peças de lã, sutiã e calcinhas. O peso da água não deve esticar essas peças, pois podem ser deformadas.

As roupas podem ser secas ao ar livre, em um quintal, ou em cordas em sacadas nos apartamentos, e também em secadoras. As secadoras devem ser utilizadas em dias mais nublados, fechados. As secadoras deixam as pelas pouco amassadas e macias.

A melhor forma de utilizar a secadora corretamente é lendo o manual disponibilizado pelo fabricante. Não coloque peso demais na secadora. Quando a secadora finalizar seu ciclo, dobre as roupas para evitar amassar. O filtro da secadora deve ser limpo depois de cada utilização.

As roupas devem ser penduradas na extremidade que mais apresente firmeza. As roupas de cor banca e mais claras devem ser postas ao sol. As de cores mais brilhantes devem ser secadas na sombra. As cordas que formam o varal devem estar limpas, juntamente com os pregadores. As cordas devem ser de arame revestido de plástico ou cordas de plástico. Devem ser limpadas antes de usar com pano molhado. As cordas de ferro enferrujam e danificam as peças de roupa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *