Como lavar carros

Ao comprar um carro a pessoa já abre mão de uma quantia considerável do seu bolso, independente de ser financiamento ou pagamento à vista. Com isso, o cuidado em relação ao automóvel é triplicado além do indivíduo querer manter a boa aparência deixando-o sempre limpo e além de evitar que a sujidade provoque danos da pintura. Para que esses fatores sejam alcançados é precisar seguir uma ordem para limpar corretamente o carro e não provocar danos. Veja neste artigo como lavar carros.

Limpeza do exterior do automóvel

O carro não deve ser lavado no sol ou com a carroceria quente. Isto evita que o sabão seque sob o sol e provoque manchas na pintura do carro. No decorrer da lavagem, o carro precisa ficar sempre molhado, mas não exagere para não ocorrer o desperdício da água.

Inicie ensaboando a carroceira. Não lave todo o carro de uma vez, faça por partes sempre lavando e enxaguando. Por exemplo, inicie pela frente do carro, lave e enxague, repita o processo na lateral, lave e enxague, depois na parte traseira, lave e enxague. E lembre-se além de lavar o carro por partes, inicie a limpeza sempre de cima para baixo. Utilize o xampu específico para a lavagem automotiva. Se não houver, utilize o sabão neutro. Os detergentes devem ser evitados, vários possuem uma fórmula abrasiva, provocando manchas ou danificando a camada de verniz na pintura do carro.

aprenda a lavar carros corretamente

Não utilize o mesmo pano que você ensaboou o carro para lavar a roda e os pneus. Use outro pano ou uma escova. Caso as rodas possuem uma tintura diferenciada utilize a escova com cerdas macias. Nunca se esqueça de lavar bem tanto as rodas quanto a lataria do automóvel. Após terminar a limpeza total do carro, seque-o com um pano macio e limpo. Secar promove brilho e evita as manchas. Procure panos que não solte fiapos, alguns falam do de microfibra, outros com o mesmo pano dos moletons.

Limpeza do interior do automóvel

A parte interna também deve ser limpa. O aspirador promove uma ótima limpeza na parte interna do carro. As dobradiças das portas também devem ser lembradas, acumulam muita sujeira. Se os tapetes forem de borracha, remova-os e lave-os separadamente com auxílio de um sabão e uma bucha. Os líquidos brilhantes devem ser evitados, com o “pretinho”, já que provocam um acúmulo enorme de poeira, enfim, mas atrapalha do que ajuda.

Os produtos que contém álcool em sua composição promovem um ressecamento nas peças de plástico. Podem deixar o interior bonito, como se o carro fosse novinho, mas depois de alguns dias acumulam bastante sujeira na lateral das portas e no painel. É melhor utilizar um pano úmido e limpo, lembrem-se sempre dos cantinhos, eles são bastante desprezados na limpeza automotiva.

Os vidros também devem ser limpos. Em cada lavagem utilize um pano macio para limpá-los. Caso você tenha em casa um “limpa vidros” ele pode ser utilizado e é de grande valia nesse momento de limpeza, porém um pano umedecido com água já é bastante eficaz. Após seque com um pano seco e pronto. O jornal amassado é uma ótima alternativa no lugar do pano, além da limpeza ele também promove brilho. Caso o vidro traseiro tenha desembaçador, evite os produtos químicos e não esfregue utilizando força, podem prejudicar os filamentos elétricos.

Não utilize querosene e óleos na limpeza. Entretanto se houve presença maçante de piche ou asfalto, não pode deixar muito tempo pregado na carroceria do carro. Utilize um pano molhado com querosene e esfregue a área impregnada. Não faça força. A querosene não pode secar, essa é a parte importante. Assim, que a sujeira for retirada enxague bastante a área e utilize o sabão neutro para a retirada dos resíduos que ficaram. Enxague de novo.

Limpeza do motor

Cuidado ao lavar o motor. A limpeza ideal deste é uma vez por ano. Não jogue água enquanto o motor estiver quente. Não utilize produtos derivados do petróleo e químicos, pois eles corroem as peças de borracha que se encontram no motor e afetam também o sistema elétrico do carro. Não use a água com pressão já que pode danificar os componentes elétricos e eletrônicos e também os sensores. Assim, você mantem seu carro bom um ótimo aspecto e sempre em ordem, torando o passeio agradável e prazeroso.

Se você tem moto, confira como limpar motos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *