Como Limpar ouro

Neste artigo iremos mostrar dicas de como limpar ouro corretamente para que as peças sempre esbocem seu brilho natural e divino, além de cuidar bem das peças. Todos sabemos como essas joias de ouro expostas nas vitrines de lojas, e também as joias de ouro que são passadas por gerações e gerações tem um valor peculiar do que outras joias. Por isso limpar ouro deve ser feita com cuidado e com atenção, para deixar as peças da melhor forma possível. As pessoas as limpas com álcool, detergente de cozinha, produtos para limpeza complexa e além dos produtos específicos para limpar joias de ouro, o que não são baratos. Confira como limpar ouro corretamente.

As pessoas costumam limpar ouro, joias de ouro com água e sabão. Essa limpeza deve ser feita com cuidado, e não deve esfregar as peças. Elas podem riscar. A delicadeza é primordial aqui, além de paciência. Para secar as peças use uma toalha. Há uma mistura caseira para limpar ouro feita de amônia, sabão de coco e água fervida. Deve-se usar duas colheres (sopa) de amônia. As peças devem ficar de molho por 1 minuto. Após deixar de molho, deve-se fazer o polimento da peça. Use tecidos macios para não riscar a peça. As joias de ouro devem ser preservadas para que o brilho delas continue sempre bem explícito. As peças devem ser mantidas em caixas forradas para sua preservação.

Você também pode utilizar o detergente em água morna (a água pode ser com gás sem sódio) e deixar as peças de molho por 15 minutos. Após, esfregue uma escova com cerdas macias na peça. Lave-as em água morna corrente, e por fim seque-as com um pano macio. As joias de ouro com pedras não podem ser lavadas com água. O que deve ser feito é colocar um pouco de detergente em um pano macio e esfregar na joia. Após isso, molhe o pano em água pura e passe na peça. Deixe a peça de ouro secar de cabeça para baixo para que a água que fique não chegue até as pedras.

Você também pode limpar as peças com pasta de dente, mas esse método irá gastar as peças, esse procedimento deve ser feita em joias de ouro que são usadas diariamente. Coloque pasta de dente em uma escova velha e esfregue a peça. Você também pode usar a pasta de dente em  um pano macio para fazer o polimento da peça. A peça irá ter um espelhamento perfeito, mas como dito irá gastar a peça de ouro. Por fim, lave em água limpa.

Pode ser utilizado o método de fervura. Coloque as peças de ouro submersas em água limpa e coloque para ferver. Enquanto as peças e a pedra estiver submersa, ela não será prejudicada. A gordura, a cera ou o óleo irá se despregar e se manter na superfície da água. Você pode mergulhar as pedras no álcool, porém as pedrarias não podem ser coladas. O álcool remove gorduras que não saem nos outros métodos. Não use alvejantes, cloro, a peça pode desbotar. As joias podem ser levados à profissionais para passarem por essa limpeza.