Como Limpar o Nome

No mundo de hoje, é visível como as pessoas conseguem se endividar tão facilmente. É bancos oferecendo cartões de créditos com limite alto, cheques especiais, financiamento com juros, entre outros fatores, que atraem o consumidor de forma muito fácil. As pessoas que não conseguem se conter acabam adquirindo dívidas e mais dívidas e com isso, surgi o nome sujo.

O correto seria que as pessoas contraíssem menos dívidas possíveis em sua vida. Os compromissos que não são possíveis serem pagos sujam os nomes dos consumidores trazendo muitos prejuízos e problemas. Mas, a partir do momento que você contrai um dívida, há um solução para ela. Primeiramente, deve haver uma reeducação financeira, os orçamentos devem ser revisados, os gastos desnecessários cortados, os hábitos consumistas retidos consideravelmente. O Procon e o Serasa Experian expõe dicas para, você consumidor, evita sujar o seu nome.

A administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) possibilita que os consumidores consultem seu CPF pela internet e vejam se ele está sujo. Clique aqui. Leia alguns procedimentos que ajuda para limpar o nome.

  1. Quitação ou renegociação: tenha todos os documentos, regularize a situação no cadastro de inadimplentes;
  2. Cheque sem fundo: procure o credor e providencie o pagamento da dívida. Peça para o credor devolver o cheque. Se o cheque extraviou, o credor tem que fazer carta de anuência;
  3. Apresente a carta de anuência ao banco reconhecida a firma e não esqueça da Certidão Negativa de Protestos. O nome deve ser retirado do CCP – cadastro de emitentes de cheque sem fundos;
  4. Título protestado em cartório: deve-se ir ao cartório e saber quem protestou o título, através de uma certidão. Depois de pagar o credor, ele deve emitir uma declaração comprovando que foi quitado, autorizando que cancele o protesto. Dirija-se ao cartório e faça o cancelamento;
  5. Serasa Experian (limpar nome serasa): se a dívida chegou nessa instituição, você irá receber um comunicado. Você pode acessar  informações no site, desse débito e há canais de atendimento que são disponibilizados por empresas com o intuito de fazer negocião quanto aos débitos não quitados. O código de acesso para obter as informações estará no comunicado recebido pelo consumidor e vale por 30 dias.

Se não houver a quitação dessa dívida por esse período, essas informações de pendência de débito, ou inadimplemento irá para um bando de dados e as financeiras, bancos, outras empresas e lojistas terão acesso à essa informação. Limpar o nome, basta procurar o credor e quitar sua dívida com ele. Após entrarem em consenso, ou em um acordo, e ser paga a primeira parcela deste, o credor deve enviar notificação para solicitar a exclusão do seu nome do cadastro de inadimplentes.

Caso, você tenha dúvidas sobre esses procedimentos, procure o Procon da sua cidade e obtenha mais informações e como proceder.