Como Limpar Bronze

As jóias em bronze é tida até hoje como algo que gira dentro da moda. A durabilidade e o encanto da cor, é querida desde os tempos medievais. O bronze é a combinação de estanho e cobre, alumínio ou zinco. A utilização na produção de decorativos, nos dias de hoje, é muito presente.

Por ser resistente à corrosão, ele é usado em armaduras, materiais para construção e escultadas, além d maçanetas e puxadores, por exemplo. Ao ser posto em contato com o oxigênio, o bronze produz uma proteção meio verde, conhecida como pátina. Essa alteração de cor é apreciada por várias pessoas e, estas, não removem essa camada do bronze.

Contudo, o tempo proporciona ao bronze a perda de brilho, e inúmeras pessoas procuram dicas para  prolongar o brilho do bronze, além de limpar de uma forma mais rápida e fácil. Como limpar bronze? Veja algumas dicas neste artigo.

Lembre-se, se você aprova aquela camada meio verde, a pátina, no bronze, as instruções para limpar as peças, não precisarão ser seguias. Apenas tire a poeira quando achar conveniente. Algumas peças de bronze apresentam uma camada de esmalte com brilho, para dar mais intensidade. Caso esteja coberto por esta camada, remova com o pano úmido.

Caso desejar uma peça com um brilho polido, leia abaixo algumas dicas.

Passo-a-passo de como limpar bronze

Limpe o bronze com calma e de forma delicada. Utilize um pano de algodão. A escova  com caráter macio auxilia na limpeza de qualquer tipo de fenda na peça. Faça uma mistura de limão (suco) com soda cáustica, quatro colheres. O suco pode ser concentrado ou natural. Essa mistura deve ser aplicada quando você estiver a limpar a peça com o pano de algodão. Sofre a peça a ser limpada, a pasta deverá ser esfregada em formato de círculos. A peça toda deve ser cobrida pela mistura, não esqueça as fendas. A pasta deverá ficar de molho na peça por vinte minutos, para que ela taça efeito. A mistura de molho na peça deve ser removida com o pano úmido. Caso a pátina permaneça, faça o procedimento da mistura novamente até o momento que você achar que a peça esteja perfeita. Por fim, com o pano de algodão seco, enxugue a peça totalmente.

Relacionado:

  • como limpar bronze
  • limpar bronze
  • como limpar peças de bronze
  • como limpar maçanetas de bronze
  • produto para limpar bronze