Faxina Doméstica

Quem não gosta de estar em uma casa limpa, cheirosa e perfumada, mas não é todo mundo que faz esse trabalho, já que demanda tempo, paciência e disposição, o que a maioria de nós não temos nos dias de hoje. Porém, ao deixar de fazer faxina doméstica, a sujeira vai se acumulando e acumulando. Com isso, a faxina doméstica deve ser feita.

Deixar que a bagunça acumule leva mais tempo para limpar depois. Tente manter a organização para que depois não dê tanto trabalho para limpar.

Inicie a limpeza pelos banheiros. Será uma limpeza mais pesada. Guarde os produtos que estão na pia, deixe-a livre. Retire o lixo, não deixe acumular, pois o cheiro se torna muito desagradável. Guarde o papel higiênico para não molhar e jogue água por todo o piso, dentro e fora do box. Jogue um pouco de sabão em pó e esfregue bem. Você pode utilizar outros tipos de sabão e detergente. Dentro do box, jogue um pouco de água sanitária e não deixe de esfregar. Deixe de molho por um tempo. Enquanto deixa de molho, lave a pia com uma bucha. E também o vaso sanitário por inteiro, até a tampa. Use uma escova própria para limpar o vaso por dentro. Caso o box seja de vidro, lave-o como se lavasse um espelho. Enxágue o chão e com um pano seque tudo, menos dentro do box. Para ficar tudo mais cheiroso, jogue desinfetante no ralo e no vaso sanitário. Para limpar os rejuntes e os azulejos do banheiro, utilize um borrifador de passar roupa, com água em maior quantidade e cloro. Ajudará a esbranquiçar o que estiver encardido. Não esqueça de usar luvas para evitar bactérias.

Varra as salas, os quartos e os corredores. Você pode utilizar um aspirador de pó para diminuir a sujeira. O que você não conseguir juntar com a pá. jogue na cozinha para lavar depois. Após varrer, passe um pano úmido nas escrivaninhas, estantes, criados-mudos, racks, cômodas. Aproveite e tire pó dos quadros e porta-retratos. Utilize lustra-móveis, se quiser, nas mesinhas de centro, racks e estantes. Passe aspirador de pó nas poltronas e tapetes. Por fim, passe um pano por todo o piso com um rodo e um balde. No balde utilize 2 litros de água e dilua uma ou duas tampas de um desinfetante ou outro produto específico para limpar pisos e azulejos. Pode deixar para passar o pano após limpar a cozinha.

Depois de lavar a louça e limpar o fogão, deve-se lavar a cozinha. Tire as cadeiras e o que estiver a mais em contato com o chão. Jogue bastante água e esfregue o chão com sabão em pó e algum removedor de gordura (Veja Multiuso). Lave também a lavanderia. Enxágue e seque o chão com um pano de chão, também usado para lavar salas e quartos.

O quintal, caso tenha, é simples se você não tiver um animal de estimação. Caso você tenha, deve-se lavar com sabão e utilizar algum desinfetante para descontaminar o lugar e ajudar na saúde de sua família e do animal. Esfregue tudo e enxágue.

Os vidros, de janelas ou portas, devem ser limpados com um limpa vidros ou seguir as indicações do fabricante. Use um pano macio para não riscar o vidro.

Caso você não tenha tempo suficiente para fazer faxina doméstica em sua totalidade, faça um cronograma semanal para que você possa deixar sua casa sempre limpa, se adequando ao tempo que você dispõe. Não deixe a bagunça e a sujeira acumular para agilizar os trabalhos próximos. Use “bom-ar” para manter o cheiro agradável, desinfetantes ou detergentes para superfícies, como mármore e granito para pias e sanitários. Borrife um pouco de essência em locais que geram ou recebem calor, como lâmpadas (desligadas), grades de geladeira, quinas de janelas voltadas para o sol. O calor irá dar volatilidade à essência. Para se livrar do cheiro de cigarro, durante a faxina doméstica, espalhe um pouco de vinagre branco nas áreas afetadas. Depois apenas lave. Peça ajuda aos seus filhos, marido/namorado. Qualquer ajuda extra contribuirá para o andamento mais rápido da faxina doméstica.

Relacionado:

  • como fazer faxina
  • dicas de faxina
  • como fazer faxina domestica
  • como fazer uma faxina
  • faxina domestica