Como tirar mofo de roupa

Chega um dia que você decide tirar uma roupa do armário, sabe aquelaaa que você usa bem raramente, ou porque o clima é muito quente e não existe frio, e por isso você não usa aquela blusa de tricô que vai até o pescoço, mas chegou o dia de você usá-la. Quando você tira, o cheiro de mofo aflora. O que fazer? A leitora Celene Montalvão, pela nossa page do facebook, nos perguntou como tirar mofo de roupa.

roupa mofada

O mofo irá surgir pela grande quantidade de umidade no ar. Caso o seu armário não tenha ventilação, aconselha-se tirar as roupas do armário e limpar com vinagre e água para evitar a presença de fungos. Faça esse procedimento pelo menos uma vez no mês, no mínimo.

Você também pode buscar as bolinhas de naftalina como opção, lembrando que não são todos que gostam, já que elas apresentam um cheiro forte. Você pode substituir as pedrinhas de naftalina por cravos da índia, que também ajuda bastante a dar um chega pra lá nas traças.

Outros cuidados que você pode tomar para evitar o mofo nas roupas:

  • Deixe o seu armário ou as suas roupas em um local com ventilação e bastante arejado;
  • Não use o plástico para guardar as roupas, se não houver opção divergente, utilize embalagens que possuem a parte com tecido, as roupas precisam respirar “como nós”;
  • Para impedir a umidade no armário, você pode usar o giz nas gavetas além do cravo e da naftalina. Você vai perceber que o mofo irá sumir.

roupa com mofo

Além dos cuidados com o armário para evitar a umidade, as roupas com mofo também precisam de atenção. Primeiramente a peça com a presença do mofo deve ser lavada. Caso o mofo não saia, veja algumas opções de soluções:

  • Sendo uma peça de couro, use o vinagre claro com um pano e passe nas manchas até que saiam. Após passe pano seco. Para hidratar a peça de couro, pegue a vaselina ou o óleo de amêndoas, podendo ser líquida ou em pasta. Em um local menos visível, faça o teste antes.
  • Ferva a roupa com mofo em uma mistura de 2 colheres de chá de bicarbonato para cada litro d’água. Deixe por 15 minutos na solução, após lave em água corrente.
  • Caso o mofo saia e o cheiro ainda fique, mergulhe a pela em uma bacia com canela e água. Faça assim, separe um pouco de água e coloque pra ferver e acrescente algumas canelas em pau. Antes de colocar a roupa na  mistura, retire a canela e deixe por 30 minutos. Depois é só lavar em água corrente.
  • Muitas pessoas utilizam uma solução com água, vinagre e álcool.
  • Lavar a roupa mofada com Vanish líquido.
  • Outras pessoas utilizam a água sanitária diluída na água, para não manchar a roupa.

Caso você utilize outro método que funcionou para tirar mofo de roupa, escreva nos comentários e ajude quem está precisando de um procedimento com a mesma finalidade.