Como tirar mancha de sangue

Falando de manchas, o sangue é uma das inúmeras substâncias existentes, mas que é bastante difícil de remover. Entretanto, remover é possível. Veja algumas dicas para eliminar as manchas causadas pelo sangue. Como tirar mancha de sangue?

Como tirar mancha de sangue

Removendo manchas de sangue em: acetato, fibra de vidro, aniagem, raiom, seda, corda, lã e tracetato

As manchas nesses tipos de tecido devem ser removidas bem rápido, pois se secarem são muito mais difíceis de se remover. O local deve ser esfregado com água fria e uma esponja. Ao esfregar, faça isso de forma leve partindo do centro. Caso a mancha permaneça, utilize um “tira manchas” líquido e algumas gotinhas de amônia- não utilize essa substância na lã ou na seda-. A mancha deve ser coberta com um pano úmido com o produto “tira manchas” e a amônia. Repouse para que a mancha seja removida, fazendo a troca do pano de acordo com a absorção da mancha. O pano e o local onde a mancha se encontra devem estra sempre úmidos com o produto “tira manchas” e a amônia. Faça o enxágue com água fria, utilizando um removedor de manchas para possibilitar a soltura dos materiais e dos resíduos da mancha e do produto “tira manchas” que ficou no local. Sempre se certifique de remover toda a amônia, após deixe secar.

Fazendo “tira manchas” líquido ou a seco.

  1. “Tira manchas” a seco: misture uma parte de óleo de coco e oito partes de solvente próprios para a lavagem a seco. A mistura deve ser coloca em um recipiente muito bem fechado para que o solvente não evapore. Para substituir o óleo de coco você pode utilizar óleos minerais, mas a eficácia não será a mesma. obs: Os solventes de lavagem a seco são inflamáveis e tóxicos.
  2. “Tira manchas líquido: misture uma parte de detergente branco, uma parte de glicerina e oito partes de água. Misture muto bem ante de usar. Utilize embalagem de plástico parecido com as de detergente para o armazenamento.

Removendo manchas de sangue em tecidos, algodão, acrílicos, nylon, linho, poliéster, olefina e spandex

As manchas de sangue que estiverem molhadas podem ser retiradas utilizando a água fria. Caso a mancha não saia com essa dica, deixe a peça de molho em 15 minutos na solução feita de 1 litro de água morna, meia colher (chá) de detergente ou sabão de roupa e uma colher (sopa) de amônia. Esfregue o tecido de forma leve utilizando uma escova ou com uma espátula raspe a mancha. Seque com um pano próprio para absorver. Repita o processo até q as manchas sejam todas removidas. Enxague com água sempre removendo todos os resquícios de amônia. Depois lave ou deixe secar.

Removendo manchas de sangue em acrílico, plástico, asfalto, alumínio, bronze, latão, cromo, azulejo, coral, cobre, cortiça, vidro, esmalte, outro, marfim, ferro, linóleo, jade, tinta, opala, pérolas, plástico, poliuretano, platina, estanho, porcelana, lata, aço inoxidável, ladrilhos, roupas de vinil e papel de parede de zinco ou vinil

A mancha de sangue deve ser limpada com um pano úmido ou uma esponja com água fria ou morna +sabão. A área deve ser seca utilizando um pano seco.

Removendo manchas de sangue em mármore e alabastro

A mancha deve ser limpa com uma esponja + água fria. Caso a mancha continue,  crie uma pasta utilizando detergente em pó, alvejante e água. Aplicar uma grossa camada em cima da mancha e cubra-a com pano molhado para que o ressecamento do sangue seja retardado. A mancha saindo, enxague muito bem com água e deixe que o local seque.

Removendo manchas de sangue de junco e bambu

Utilize uma escova ou um pano em água morna, gotas de amônia e sabão. Utilize água limpa para enxaguar e depois deixe o local secar.

Removendo manchas de sangue em tijolo, vitríolo azul, ladrilho, concreto, pedra calcária, granito, arenito, tijolo de concreto, mosaico e ardósia.

Deve-se tentar limpar a mancha de sangue com esponja + água fria. Caso a mancha permaneça, esfregue ou lave com escova (esse processo remove de forma suave marcas e manchas secas) + solução de detergente ou soda e água morna. Após, enxague e deixe o local secar.

Removendo manchas de sangue em espuma de borracha e carpete de lã ou sintético

Utilize “tira manchas” + água e borrife no carpete. Outra dica é iniciar uma mistura de uma colher (chá) de detergente não alcalino e suave + meio litro de água morna. Aplique uma quantidade pequena na mancha e raspe. Não deixe que a mancha entre mais nas fibras. Raspe até o desaparecimento da mancha. Caso ela permaneça, utilize uma colher de amônia e um copo d’água (não use essa substância na lã), esfregue o local da mancha com um pano seco e esponja. O processo deve continuar até a mancha asir. Na área molhada utilize o pano absorvente e coloque um peso em cima para que seja absorvido tudo. Se o pano começar a não remover mais água, tire o peso e deixe secar o local naturalmente.

Removendo machas de sangue em peles sintéticas ou naturais

Tire o excesso de sangue. Utilize um pano e molhe-o na espuma que for formada pelo detergente + gostas de amônia. Com a ponta do pano esfregue o local, evitando molhar muito o forro ou a pele. Utilize um pano na água fria, você deve torcer até que o pano fique bem próximo de seco e comece a esfregar a pontinha sobre a mancha. Para secar evite as fontes de calor.

Removendo manchas de sangue em rejuntes

Limpar o local da mancha utilizando esponja + água fria. Caso a mancha permaneça, molhar escova de dente com pouco bicarbonato de sódio ou outro limpador em pó e iniciar o esfregamento suave no rejunte. Após, enxague e deixe o local secar.

Removendo manchas de sangue em camurça e couro

Faça uma mistura de água morna + sabão. Agitar para ter um volume grande de espuma. A espuma deve ser aplicada com uma esponja na área manchada de forma suave, não deixe a mancha espalhar. Utilize um pano de algodão e limpo para secar.  Já no couro, aplicar o Fiebing’s Saddle Soap ou  Tannery Vintage Cleaner & Conditioner para proporcionar o preparo couro.

Removendo manchas de sangue em prata

Para remover as manchas de sangue na prata, lave esta com sabão + água quente. Fazer o enxague em água quente e secar com pano limpo e de algodão para que não manche.

Removendo manchas de sangue em papel de parede

As manchas de sangue podem manchar papel de parede de forma permanente. Utilize pano molhado na água fria e torça para que ficar úmido e esfregue na região do papel de parede, evitando espalhar mais a mancha. Faça movimento sobrepostos e de maneira uniforme  evitando marcar.  Para secar, bata o pano na região.

Removendo manchas de sangue em madeira

Limpar o local da mancha com um pano + água fria. Seque rapidamente e use polidor ou cera para limpar o local.

Várias pessoas têm aversão ao sangue, sofrendo desmaios e quedas de pressão. Para evitar esse constrangimento com visitas, utilize as dicas para retirar essas manchas e deixar o ambiente e os móveis mais limpo.

Relacionado:

  • como tirar mancha de sangue
  • tirar mancha de sangue
  • como tirar manchas de sangue
  • o que tira mancha de sangue
  • como tirar mancha de sangue da parede