Como tirar mancha de esmalte

Quando as mulheres vão passar o esmalte nas unhas em casa, vários acidentes podem ocorrer como deixar o vidro do esmalte virar, ou deixar cair o pincel na roupa ou na mesa ou no sofá. Muitas pessoas pensam que se o esmalte cair, a peça ficará inteiramente inutilizada, mas não é isso que ocorre. Há formas de tirar o esmalte de vários tecidos e em outros tipos de materiais também.

Confira como tirar mancha de esmalte das roupas, sendo ela preta, colorida, jeans.

  • Há várias formas de tirar a mancha de esmalte das roupas, porém primeiramente você deve saber em qual tecido o esmalte caiu. Caso o tecido seja delicado a forma de tirar o esmalte deve condizer com esse delicado. Nos mais robustos acontece da mesma forma. Nos tecidos de viscose ou fibra de vidro, seda, a mancha deve estar endurecida. Depois raspe com espátula a parte que ficou sólida. Pegue uma esponja e utilize juntamente com ela um removedor de manchas e coloque na mancha, mas não esfregue. O produto irá deixar a mancha mole e eliminar. No final, pegue a peça e lave-a com produto específico para limpeza a seco. Deixe que a peça seque naturalmente.
  • Nos tecidos de náilon, linho, spandex, poliéster, algodão, acrílico, jeans ou modacrílico deixe a mancha endurecer e raspe a parte que ficar dura, como dito acima. Em uma ponta escondida do tecido use acetona e veja se não vai modificar a cor natural da peça de roupa. No momento em que a acetona não estiver fazendo efeito, pegue outra esponja com o produto de limpeza a seco e esfregue onde a mancha se encontra. Após, deixe secar. Se não sair, pegue a acetona com uma esponja e esfregue sobre a mancha. Se ocorreu a alteração de cor, não use acetona, ela irá danificar completamente a peça de roupa.
  • Nos tecidos de cor preta, coloridos, camurça ou couro, retire o excesso raspando com uma espátula. Providencie sabão suave + água morna e agite. Com cuidado, aplique a mistura na mancha evitando que o produto se espalhe no resto do tecido. Esfregue devagar para não danificar. Use um pano de algodão limpo para que o excesso da umidade seja absorvido. Por fim, deixe a peça secar de forma natural.

Caso você conheça outro método, sinta-se à vontade de postar nos comentários. Você ajudará muita gente expondo suas experiências.