Como Organizar a Geladeira

Não tem nada mais chato do que abrir a geladeira e encontrar aquela bagunça de potes espalhados em todos os lugares, garrafas de refrigerantes empilhadas, verduras passadas do tempo, ou qualquer tipo de alimento que provoque um odor desconfortável quando a geladeira é aberta. A forma com que eles são colocados na geladeira influencia diretamente na conservação dos mesmos. Muitos alimentos são difíceis de ser identificados quando estão passados do tempo, e comê-los pode iniciar uma intoxicação, o que não é nada bom. Enfim, manter a geladeira organizada é essencial e evitar o constrangimento quando as mesmas são abertas também. Saiba aqui como organizar direitinho a geladeira.

Organizando a geladeira

Cada produto e alimento necessita de uma temperatura e devem ser dispostos de acordo com ela. Uns alimentos precisam de temperaturas mais frias, outros não. Os alfaces, rúcula, agrião, espinafre e os legumes precisam ficar longe do congelador, o frio queima e com isso estragam mais rapidamente. A gaveta inferior é o ideal para guardá-los, e sempre embale em sacos plásticos fechados.

Na prateleira acima da gaveta, priorize os alimentos que precisam ser menos conservados juntamente com as frutas. Estas só precisam estar na geladeira se encontrem maduras e coloque-as em vasilhas de plásticos. Na prateleira intermediária pode ser dispostas as carnes que estão descongelando ou temperadas sempre em vasilhas e as guloseimas. Os restantes de comida guardados em potinhos de vidro ou plástico sempre acompanhados de tampa podem ser dispostos nessa gaveta também. O formato dos potinhos proporciona a possível disposição de um em cima do outro economizando espaço.

Na prateleira superior disponha os alimentos que mais necessitam da refrigeração, tais como: massas frescas, sobremesas, frios, queijos, iogurtes, pratos prontos, requeijão, patês e manteigas. As embalagens precisam ficam sempre fechadas para que não deixe odor. Os ovos podem ser guardados na devida embalagem.

dicas para disposição dos produtos na geladeria

Já na porta guarde alimentos para consumo rápidos. Ela irá ser aberta e fechada varias vezes e isso provoca uma mudança de temperatura alterando o resfriamento desses alimentos. Com isso, utilize a porta para sucos, águas, refrigerantes, geleias, leite, os potes de vidro de azeitona e as conservas, e também os condimentos, que são: ketchup, maionese e mostarda. Os produtos congelados devem ser colocados diretamente no freezer e caso estejam descongelados não podem voltar para o congelador.

Sempre olhe a geladeira e retire o que está guardado a muito tempo, após consumidos e sobrarem eles não duram muito tempo. Olha regularmente as verduras também, algumas perdem muito rápido e podem transmitir odores, podendo deixar as pessoas desconfortáveis. Quanto mais você evitar empilhar alimentos na geladeira, menos desorganizada ela irá ficar.