Como limpar sapato de camurça

Existem muitas pessoas por ai que preferem e acham os sapatos de camurça muito mais sofisticados e elegantes do que o tradicional sapato de couro. Eles são mais chatos de proteger e tratar, mas compensa. Evitar manchas ou deixá-los molhar na água é a primeira coisa que deve ser feita. Como limpar sapato de camurça? O camurça absorve a água e se torna mais difícil limpar as machas e remover a água.

Há no mercado sprays que são específicos para a camurça, você pode comprá-los e utilizar para evitar o contato com a água e sua infiltração. Use o spray e após deixe o sapato secar. Os sprays são mais eficazes, na questão prevenção, quando já utilizados ao comprar o sapato. Limpar após usar o spray é mais fácil. A utilização de um pano de algodão e macio, borracha específica para camurça ou borracha de lápis e escova específica para camurça, será necessário quando os sapatos estiverem manchados e sujos. As cerdas da escova são metálicas e macias. Deve-se limpar os sapatos secos.

Antes de começar a limpar o seu sapato, retire o excesso da sujeira existente com o pano de algodão macio e sempre seco. Caso haja lama, a lama deve secar antes de começar a limpar, pois assim será mais fácil sua remoção. A borracha comum ou para camurça retira as manchas mais fortes. A borracha deverá ser esfrega só enquanto a mancha aparecer, quando ela sumir, pare. A escova deve ser utilizada com marcas de muito uso, isto é, marcas de gastura. Esfregue a escova até q as marcas sumam.

A escova e a borracha não irão resolver as manchas propícias de água. Para retirar essas manchas, o sapato deve estar todo umedecido com água, sendo utilizado uma escova para umedecer. Seque a água em excesso com uma esponja q absorva ou um pano macio. A mancha de água será removida e ficará uma cor diferente na camurça. As manchas provocadas por óleo você pode remover com água morna e uma escova.  Use a escova para passar a água morna na mancha até ela não aparecer mais. Após o sapato deve ser seco da mesma forma das manchas de água.

Os sapatos devem ser deixados para secar de um dia para o outro. Coloque forma para não deformar os sapatos. Se não tiver, use jornais amassados e velhos internamente nos sapatos. A camurça pode ser amaciada com escova. Quando os sapatos estiverem secos use a escova no tecido de camurça do sapato em uma única direção para a superfície amaciar. Irá tirar as sujeiras dos outros dias, e a superfície ficará com um caráter uniforme. Após limpar use o spray do início novamente. Retire a sujeira que estiver solta, se certifique, pois ao passar o spray ela pode ficar presa.

A limpeza de sapatos de camurça não são fáceis, e sim trabalhosas. Mas o resultado final, vale a pena, além de aumentar a durabilidade do sapato.

Relacionado:

  • como limpar sapato de camurça
  • como limpar camurça
  • como limpar sapatos de camurça
  • como limpar tenis de camurça
  • como lavar tenis de camurça