Como limpar espelhos manchados

Espelhos manchados são péssimos. Por nós utilizarmos constantemente, é necessário que ele esteja sempre limpo e sem manchas para ser utilizado. Nos arrumamos, fazemos maquiagem, ajeitamos o cabelo, entre diversas outras coisas. Por isso, é necessário que ele seja limpo sempre e de forma correta, com produtos corretos evitando o embaçamento ou manchas. Neste artigo você encontra dicas de como limpar os diversos tipos de vidros, como os espelhos, janelas, boxes, portas envidraçadas em sua casa. Enfim, como limpar espelhos manchados?

Espelhos manchados

O limpa-vidros, facilmente encontrado em supermercados, deve ser utilizado apenas em cômodos que não concentrem gordura. Por isso, nos cômodos que apresentam gordura, deve-se utilizar primeiro um desengordurante líquido e neutro e depois aplicar o limpa-vidros. Porém há quem não indique o uso dos limpa-vidros. Há uma solução caseira de vinagre e detergente que substitui bem, além de ser mais eficiente e barato.

Além dos produtos corretos que deverão ser utilizados na limpeza, é necessário ter panos de algodão que não soltem fiapos e esponjas macias. Caso o vidro que irá ser limpo seja de difícil acesso, onde as mãos não alcançam, utilize os rodos que apresentam dupla face. Caso o vidro seja de fácil alcance pode-se utilizar o pano e a esponja que terão o efeito desejado.

limpando espelhos manchados

Utilizar produtos que tenham solvente em sua composição, esponjas ou panos com componentes ásperos, saponáceos promovem manchas e riscos nos vidros devendo ser evitados. O jornal amassado é utilizado para a limpeza dos vidros, porém com o tempo a tinta do jornal fica no vidro e promovem manchas.

Limpar e secar

Para a limpeza dos vidros não é necessário usar água em excesso e produtos industriais para a limpeza. O vidro deve ser limpo e logo após seco, por isso para evitar que a solução seque e promova manchas, divida em partes a janela, espelho ou porta se for muito extensa. Após dividir, limpe e após seque. Para que as manchas sejam evitadas também, passe a esponja ou o pano em uma direção única.

Quando for promover a limpeza não exagere na quantidade do detergente neutro. Aplique pouco em uma esponja macia e úmida para que a sujeira mais complexa seja removida. Após isso, com o pano macio e sem felpo, retire o desengordurante em excesso e logo após seque o vidro. Se quiser utilizar o limpa-vidros, aplique-o para a finalização.

Há uma mistura que pode ser utilizada. Em um balde de 10 litros, adicione 1 colher (sopa) de vinagre ou detergente e 1 colher (sopa) de álcool. Com um pano, umedeça na solução e torça de forma leve para retirar o excesso da mistura e passe-o no vidro. Após, utilize um pano seco em felpo e seque. De acordo com que a água for ficando suja, troque-a.

como limpar espelhos manchados

Nos espelhos, utilize o procedimento e no fim, para que o embaçado seja eliminado, pegue  um papel toalha e com movimentos circulares passe no espelho. Nas mesas de jantar de vidro, utilize uma esponja macia e faça uma mistura com 4 gotas de detergente. Umedeça a esponja e esfregue no vidro. Após utilize um pano úmido e retire o sabão, finalize com o pano seco. O papel toalha com álcool pode ser utilizado após secar.

Nos cantos onde o espelho entra em contato com a moldura, ou nos vidros das janelas que entram em contato com o material ao redor, por ser difícil de alcançar, utilize aqueles palitos de fazer churrasco coberto por gaze ou com o pano.

Limpeza sem a incidência solar

Outra indicação para evitar que os vidros manchem, é promover a limpeza quando não houver a incidência solar. Se a solução secar mais rápido do que você limpar, acaba ocasionando manchas no espelho. Por isso, procure limpar quando houver sombra, a solução não irá evaporar rápido e, com isso, as manchas serão evitadas.

Espelhos do box do banheiro

Os box dos banheiros são super propícios a manchar por causa dos produtos utilizados como: condicionador. shampoo, sabonetes ou da própria oleosidade do cabelo e da pele. Por isso, lave o box 2 vezes na semana, a limpeza frequente evita as manchas. Uma dica muito boa utilizada para o momento de finalizar os box dos banheiros, é após lavar e secar o vidro, utilize o lustra-móveis. Este produto evite que o sabão e a sujdade grude no vidro.