Como limpar escova de dente

Nós vemos muitas propagandas disponibilizando informações de como fazer uma higiene bucal correta, de como utilizar o fio dental, de escovar os dentes, entre outro. Mas além dessas importantíssimas situações é necessário se atentar para nossa querida escova de dente, que participa ativamente dessa higiene e, infelizmente, é muito negligenciada. Ela precisa ser limpa e guardada.

De 3 em 3 meses as escovas de dentes precisam ser trocadas. O essencial é que as escovas não proliferem e se contaminem com germes, por isso, ela precisa ter um design específico para evitar essa propagação, como sendo desenhada de maneira simples, não apresentar irregularidades, ser lisa e não conter materiais porosos.

É bom deixar claro que apenas passar água não ajuda. Evitar os micro-organismos e bactérias que proliferam rapidamente é necessário uma limpeza mais eficiente. Como limpar escova de dente?

como limpar escova de dente

Limpando sua escova de dentes

1- Lave bem as mãos com sabão e água. É necessário que elas estejam limpas e dê uma valorizada por baixo das unhas.

2- No momento de escovar, boceje com água mesmo, para que restos de alimentos sejam eliminados diminuindo assim que fique comida presa nas cerdas e acabem se decompondo depois.

3- Terminado de escovar, com água morna corrente limpe a sua escova.

4- Dê pequenas batidas para que o excesso de água seja eliminada. Faça isso na borda da pia ou na própria mão.

5- Utilize o antisséptico bucal para higienizar a escova. Pingue algumas gotinhas ou borrife.

6- Deixe o protetor para a cabeça das escovas embaixo da solução antisséptica, ela também precisa se higienizada. Retorne o protetor para a escova.

7- Guarde a escova no armário no banheiro e feche. Não deixe que uma escova encoste na outra. Durante as escovações, o antisséptico fará o seu trabalho provocando a desinfecção.

8- Sempre antes de escovar os dentes, proceda novamente deixando a escova embaixo da água morna corrente, para que os micro-organismos e bactérias eliminados pelo antisséptico sejam removidos.