Como limpar a boca do bebê

Todo cuidado com bebês é pouco, principalmente no começo da vida. Há muitas dúvidas e medos sobre como cuidar. Entre as indagações mais frequentes encontra-se o questionamento de como limpar a boca do bebê. Este texto tem o intuito de ajudar e esclarecer algumas dúvidas de como limpar o bebê, da higiene bucal, ou seja, de como limpar a boca do bebê.

Primeiramente, em recém-nascidos, a limpeza deve se fazer com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa, para remover os resíduos de leite após cada mamada. Com o nascimento dos primeiros dentes, por volta dos seis meses de vida, a fralda umedecida deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, já é possível realizar a higiene com uma escova dental infantil. É importante lembrar que o uso do creme dental com flúor só é indicado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando as crianças já conseguem cuspir completamente o seu excesso. Esse hábito de cuidar do filho antes de dormir de noite, deve ser colocado em sua rotina para não esquecer.

O bebê tem 20 dentes-de-leite em média, e a arcada estará completa pelos três anos. Para o bebê usar a primeira escova, deve-se aparecer com o aparecimento dos dentes no fundo, pois por causa das reentrâncias, limpar os dentes ficam complicados só com gazes. As cerdas devem ser macias e com a cabeça da escova bem pequena, para poder limpar toda a extensão da boca. Olhe a recomendação de idade quando for comprar a escova.

A escova não deverá ser usada mais de três meses ou se as cerdas se separarem. Aos seis anos de idade os dentes fixos, permanentes irão aparecer. Quando isso acontecer use creme dental sem conter o flúor. Há cidades onde a água é fluoretada, e se a criança engolir um pouco ao ser escovada não irá prejudicá-la.

Mostre ao filho como cuspir e não engolir. Depois que ele aprender, você pode passar a usar a pasta de flúor. Verifique para que não haja ingestão, pois grande quantidade ingerida provoca diarreia e vômito, além de prejudicar os dentes do seu(ua) menino(a). Não utilizar pastas com sabores evita que as crianças engulam achando que é alimento.

Sempre olhe para ver se o seu bebê não ingeriu nada da pasta de dente. Não use muita água para lavar a boca internamente. Quando os primeiros dentinhos nascerem, a visita ao dentista é indicada. Ao mesmo tempo que você for ao seu dentista, leve também o seu filho para que ele acostume com a ideia e o consultório, pra não ter medo depois.

O açúcar nos alimentos pode ser diminuído para ajudar a cuidar dos dentes a criança. Esqueça os doces no momento da refeição. Ofereça um lanchinho no intervalo das refeições, escolha alimentos salgados, tipo pão, queijo, frutas secas, torradas e palitinhos de legumes.

Evite sucos adoçados e refrigerantes nas refeições no momento da noite ou antes de deitar. Caso a criança tome muita mamadeira pode desenvolver cárie. Bebidas como chás, sucos de caixinha, entre outros, contém muito açúcar, glicose ou frutose que prejudicam bastante os dentes em relação à sacarose encontrada no açúcar utilizando mais comumente por nós. Ofereça bebidas em copos, como leite e água depois dos 6 meses. Mantenha uma educação alimentar para seu bebê, isso também irá ajudar.

Relacionado:

  • como limpar a lingua do bebe
  • como limpar a língua do recém nascido
  • como limpar lingua de bebe
  • como limpar a boca do bebe
  • como limpar a lingua de bebe